convocacao assembleia

Reestruturação do PBI da Fundação Banrisul começa dia 3 de fevereiro

PDFImprimirE-mail

A Fundação Banrisul anunciou na segunda-feira, dia 20, que a reestruturação do PBI começará no dia 3 de fevereiro. Será a partir desta data que os participantes do PBI poderão migrar sua reserva de transferência para um dos novos planos criados pelo fundo de pensão dos banrisulenses. A escolha deve ser feita até o dia 3 de abril.

O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre alerta que a migração é voluntária e que nenhum banrisulense poderá ser pressionado ou obrigado a se transferir.

O SindBancários estará disponibilizando, em seus meios informativos eletrônicos (site, redes sociais), assim como publicando materiais impressos sobre as regras do Plano. O Sindicato vai auxiliar na distribuição de informação para que os banrisulenses possam ter o maior volume de subsídios para decidirem sobre qual plano aderir em caso de migração ou se querem permanecer na atual configuração previdenciária.

A Fundação anuncia para os próximos dias a abertura de um hotsite com simulador para que os Banrisulenses possam testar cenários de acordo com sua trajetória no Banco.

Os participantes assistidos estarão recebendo, nos próximos dias, um kit contendo os seguintes materiais de informação:

- Estatuto Social da Fundação

- Regulamentos dos planos

- Cartilha da Reestruturação

- Guia Rápido para utilização do Simulador

- Termos de Adesão e edição especial do FBAtualidades com informações sobre a migração.

Debates

O Plano de Benefícios Saldado e o Plano de Benefícios FBPREV II são frutos de um amplo debate, que reuniu representantes dos ativos (SindBancários e Fetrafi-RS), aposentados (Afaban), patrocinadores (Banrisul e Badesul) e a Fundação.

Além da criação dos planos, a Comissão Tripartite negociou com os patrocinadores do PBI incentivos e vantagens para quem optar por migrar, com a elevação do benefício mínimo de 10% para 15% do Salário Real de Benefício, garantindo um piso de R$ 400 no PB Saldado e aposentadoria antecipada aos 55 anos, tanto no PB Saldado como no FBPREV II.

Também foram conquistadas alterações na governança da FB, como a eleição dos Diretores de Previdência e Administrativo, a criação de Conselhos Consultivos por planos.

Encontros em mais de 100 municípios

Além de disponibilizar ferramentas eletrônicas de interação, a Fundação Banrisul anunciou que irá organizar mais de 100 encontros em municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e capitais brasileiras onde há agências do Banrisul para explicar as regras dos planos presencialmente.

O kit dos ativos contém todos os documentos descritos acima, menos os Regulamentos, disponíveis para consulta no site da Fundação, e os Termos, que deverão ser impressos do hotsite, a partir de 3 de fevereiro.

As opções dos participantes

- migração da Reserva de Transferência ao PB Saldado;

- migração da Reserva de Tranferência ao FBPREV II;

- migração da Reserva de Transferência do PB Saldado e, concomitantemente, a inscrição no FBPREV II, o que garantirá o recebimento de dois benefícios complementares no momento da aposentadoria (somente para ativos);

- permanência no PBI.

Site específico para simulação

Segundo a nota da FBSS, será disponibilizado um site específico sobre a reestruturação, onde os participantes vinculados ao PBI poderão simular o seu benefício e assistir vídeos explicativos sobre o processo. O SindBancários também irá disponibilizar essa ferramenta e acompanhará o processo, esclarecendo dúvidas dos Banrisulenses.

Em caso de dúvidas, o participante deve entrar em contato com a Fundação pelo telefone 0800 541 2614 ou pessoalmente, na Central de Atendimentos FBAtende (térreo do edificio-sede), na Rua Siqueira Campos, 736, em Porto Alegre.

Fonte: Seeb Porto Alegre